04 julho 2008

Jesus e o seu Evangelho


Jesus e seu Evangelho


"Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância" – João 10:10

Começo esta matéria fazendo reflexões sobre a autoridade do mestre Jesus. Jesus Cristo, indiscutivelmente, é a criatura mais famosa que o mundo conheceu. Não há na história da humanidade, e por certo, nem haverá, alguém mais famoso. E, no entanto, que contradição, é o menos conhecido e/ou compreendido.
Jesus é o espírito de luz da mais alta hierarquia espiritual, pertencente à falange dos espíritos puros, que recebeu, diretamente de Deus a espinhosa incumbência de, primeiro, ser o projetista e construtor do planeta terra e depois, a de vir aqui para nos ensinar o caminho da salvação.
Assim, o espírito puro encarna no meio dos espíritos impuros.
Traz consigo a Divina missão. Incorpora a palavra, a vontade e a misericórdia de Deus.
“O verbo se fez carne”
Tornou-se, portanto, o autêntico representante do Deus vivo, junto à humanidade terrena. Isso Ele deixou muito claro através de algumas de suas afirmações que cabem destacar:

Aquela que encabeça esta matéria;
Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vai ao pai senão por meu intermédio. João 14:06
Eu sou a luz do mundo, quem me segue não andará em trevas, mas terá luz na vida. João 8:12
A minha paz eu vos deixo, a minha paz eu vos dou, não a paz do mundo, porque o mundo é impotente para vos dar a verdadeira paz. João 14:27
Perguntou-lhe Pilatos: Tu és rei? Respondeu-lhe Jesus: Tu o dizes ... , vim ao mundo a fim de dar testemunho da verdade . Todo aquele que é da verdade ouve a minha palavra. João 18:35

A autoridade de Jesus, como já afirmaram, emana da natureza excepcional do seu espírito e da grandeza divina da sua missão.
Foi ousado e corajoso ao trazer e divulgar a boa nova que revolucionou, totalmente, os costumes e a religião vigente na época.
Ensinou que contra a ofensa, não mais, o “olho por olho” mas sim o perdão, contra o orgulho e o egoísmo, não mais a revolta ou ódio mas sim a humildade e a caridade. Se te baterem numa face, oferece a outra, ensinava Ele.
Toda moral de Jesus (Evangelho) se resume na caridade e na humildade, duas virtudes contrárias ao orgulho e ao egoísmo.
Jesus teve seu apostolado muito curto, perto de 3 anos apenas, e no entanto, deixou para a posteridade, uma obra, divinamente fantástica, O EVANGELHO.
A tradução mais bonita que eu conheço do Evangelho foi dada pelo Dr. José Carlos De Luca , eminente jurista e orador espírita: “0 Evangelho é a ciência do bem viver; é o maior tratado de psicologia que o mundo conheceu”.
Eu, por minha vez, entendo que o Evangelho é o único remédio que pode curar todos os males da alma. É o verdadeiro instrumento que esclarece, que ensina os meios do desenvolvimento moral e espiritual do homem. É o balsamo que conforta, que consola e que traz a esperança.
Há 20 séculos que ele vem sendo repetido e repetido, sem mudanças, sem
alterações ou aprimoramentos. Não muda porque é perfeito, porque é pleno e por isso resiste a tanto tempo. Não muda porque a humanidade não é refratária, pois quando isto vier a acontecer, quando o homem incorporar inteiramente em seu espírito, o Evangelho, ele não mais será necessário, pois terá cumprido o seu papel .
O Cristo foi pregado na Cruz, mas não o seu Evangelho. Este resistirá ainda até o final dos tempos. O espírito misericordioso do cristo estará sempre entre nós. As suas palavras ficaram e continuarão gravadas, indelevelmente, em nossa memória: “Amarás a teu Deus de todo o teu entendimento, de todo o teu coração, com toda a força da tua alma, eis aí o primeiro ensinamento e eis o segundo, igual ao primeiro, amarás a teu próximo com a ti mesmo . Eis ai toda Lei e os Profetas”.
O que nós, humanos, precisamos é de tratamento espiritual e a terapêutica indicada é a “Evangelhoterapia”, e para nós, que somos espíritas, é preciso primeiro Evangelização para só depois a Kardequisação.

Meus amigos é tempo de reflexão. Muita PAZ.




Roberto Ruscitto


Publicado por Renato Baptista

Nenhum comentário: